O Conselho de Direitos e as Deliberações – “Seu CMDCA está Deliberando?”

CMDCADeliberar significa tomar Decisões, pois bem, segundo o ECA lei 8069/90 em seu artigo 88 que cria os Conselhos de Direitos também diz que o mesmo será “Controlador e Deliberador” de Políticas Públicas.
Isso significa que o Conselho de Direitos tem como obrigação saber:
Como esta a rede de atendimento da infância no âmbito do município;
Quantas crianças estão fora da escola;
Quais os programas de apoio sócio-educativo que estão funcionando na cidade;
O Hospital está tratando as crianças com prioridade; Quais recursos foram destinados pelo executivo para os projetos que envolvem crianças e adolescentes (art. 4º ECA);
A rede está trabalhando articulada (art. 86 ECA);
Quantos casos o Conselho Tutelar atendeu durante todo o ano passado;  entre tantas outras coisas…
Se o Conselho de Direitos NÃO sabe esses dados Não poderá DELIBERAR e não conseguirá exercer seu devido papel social. Infelizmente em muitos municípios existe o Conselho de Direitos, porém só de “fachada”,  pois não existem reuniões ou não existem membros conselheiros, só o presidente ou nunca tomam nenhuma atitude em relação a nada ou não sabem quem são as entidades que fazem parte da rede de atendimento, ou só ficam querendo mandar no Conselho Tutelar e não fazem e nem sabem o próprio papel, etc.
É muito importante saber que o CMDCA (Conselho de Direitos) também precisa entender o próprio papel, precisa de capacitação, igual aos Conselheiros Tutelares.
Se o Conselho de Direitos não funciona ou funciona “Capenga”, então imagino que deve existir vários problemas de políticas públicas da infância no Município. Não podemos parar, precisamos avançar, entender a situação e tomar decisões…
Sérgio Rapozo Calixto
Pedagogo Social e Consultor
Fonte: Autor: Sérgio Rapozo Calixto. O Conselho de Direitos e as Deliberações – “Seu CMDCA está Deliberando?”Postado em: 04.10.2011  no site Capaciteca. disponivel em: <http://www.capaciteca.com.br/2011/10/o-conselho-de-direitos-e-as.html>. Acesso em: 02.11.2013.
Anúncios

0 Responses to “O Conselho de Direitos e as Deliberações – “Seu CMDCA está Deliberando?””



  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




Responsabilidade do Blog

O Canal Conselho Tutelar não se responsabiliza, nem de forma individual, nem de forma solidária, pelas opiniões, idéias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es).