Relatório: Conselho Tutelar faz Relatório Social?

RelatorioSó faz Relatório Social o profissional devidamente habilitado para fazer relatório social e quem faz esse tipo de relatório é os Assistentes Sociais. De outra forma idêntica o profissional da psicologia faz relatório psicológico e o Conselho Tutelar (Colegiado) e nem o Conselheiro Tutelar (membro do Colegiado) não é Assistente Social e nem Psicólogo. Portanto está incorrendo em um pequeno grande erro o Colegiado do Conselho Tutelar que vive fazendo Relatórios Sociais, pois esta fora de suas atribuições. Esclareço que o Conselho Tutelar PODE  e DEVE fazer relatórios, porém que pode fazer um relatório informativo onde EXPOE (explica) basicamente, situações ou fatos. Infelizmente em muitos municípios os Conselheiros Tutelares além de fazerem o Relatório Social ainda fazem o trabalho de Assistentes Sociais da prefeitura. Outro dia uma amiga que sabe que além de defensor do ECA, já fui Conselheiro Tutelar, me perguntou se eu seria a favor de que os Conselhos Regionais de Serviço Social –CRESS fiscalizassem Conselhos Tutelares quanto a esta questão de fazerem e assinarem relatório social (usurpação de função) e eu disse que sou TOTALMENTE favorável, pois Conselheiro Tutelar não deve fazer aquilo do qual NÃO tem competência para fazer. Conselho Tutelar precisa de CAPACITAÇÃO para exercer o papel de CONSELHEIRO TUTELAR, nada mais, nada menos…

Sérgio Rapozo Calixto – Pedagogo Social e Defensor dos Direitos da Infância

Fonte: Autor: Sérgio Rapozo Calixto. Relatório – “Conselho Tutelar faz Relatório Social? Postado em: 24.1.12 no site Capaciteca. Disponível em <http://www.capaciteca.com.br/2012/01/relatorio-conselho-tutelar-faz.html>. Acesso 25.09.2013.

About these ads

1 Response to “Relatório: Conselho Tutelar faz Relatório Social?”


  1. 1 Vanderci Maciel 25/09/2013 às 08:55

    Creio que a falta de uma Rede Assistencial das Prefeituras e principalmente a inessistência de uma uma equiepe multiproficional nas Promotorias e judiciario como preconiza o ECA, fazem erradamente Conselheiros Tutelares a cometer tal erro, agora o conselho de ética fiscalizar os Conselhos Tutelares, não concordo, mas vejo que quando é verificado esta situação devese buscar este órgão fazer uma discussão ampliada verificando a carencia de proficionais no município e nas comarcas a fim de resolver a problematica no todo e não somente punir um conselheiro Tutelar e não resolver a questão.


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




Responsabilidade do Blog

O Canal Conselho Tutelar não se responsabiliza, nem de forma individual, nem de forma solidária, pelas opiniões, idéias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es).

Arquivos

Parceiro do Blog

Canal Conselho Tutelar

HG Couto Consultoria

Denuncie Aqui

Digite seu endereço de email para acompanhar esse blog e receber notificações de novos posts por email.

Junte-se a 52 outros seguidores