Relatório: Conselho Tutelar faz Relatório Social?

RelatorioSó faz Relatório Social o profissional devidamente habilitado para fazer relatório social e quem faz esse tipo de relatório é os Assistentes Sociais. De outra forma idêntica o profissional da psicologia faz relatório psicológico e o Conselho Tutelar (Colegiado) e nem o Conselheiro Tutelar (membro do Colegiado) não é Assistente Social e nem Psicólogo. Portanto está incorrendo em um pequeno grande erro o Colegiado do Conselho Tutelar que vive fazendo Relatórios Sociais, pois esta fora de suas atribuições. Esclareço que o Conselho Tutelar PODE  e DEVE fazer relatórios, porém que pode fazer um relatório informativo onde EXPOE (explica) basicamente, situações ou fatos. Infelizmente em muitos municípios os Conselheiros Tutelares além de fazerem o Relatório Social ainda fazem o trabalho de Assistentes Sociais da prefeitura. Outro dia uma amiga que sabe que além de defensor do ECA, já fui Conselheiro Tutelar, me perguntou se eu seria a favor de que os Conselhos Regionais de Serviço Social –CRESS fiscalizassem Conselhos Tutelares quanto a esta questão de fazerem e assinarem relatório social (usurpação de função) e eu disse que sou TOTALMENTE favorável, pois Conselheiro Tutelar não deve fazer aquilo do qual NÃO tem competência para fazer. Conselho Tutelar precisa de CAPACITAÇÃO para exercer o papel de CONSELHEIRO TUTELAR, nada mais, nada menos…

Sérgio Rapozo Calixto – Pedagogo Social e Defensor dos Direitos da Infância

Fonte: Autor: Sérgio Rapozo Calixto. Relatório – “Conselho Tutelar faz Relatório Social? Postado em: 24.1.12 no site Capaciteca. Disponível em <http://www.capaciteca.com.br/2012/01/relatorio-conselho-tutelar-faz.html>. Acesso 25.09.2013.

1 Response to “Relatório: Conselho Tutelar faz Relatório Social?”


  1. 1 Vanderci Maciel 09/25/2013 às 08:55

    Creio que a falta de uma Rede Assistencial das Prefeituras e principalmente a inessistência de uma uma equiepe multiproficional nas Promotorias e judiciario como preconiza o ECA, fazem erradamente Conselheiros Tutelares a cometer tal erro, agora o conselho de ética fiscalizar os Conselhos Tutelares, não concordo, mas vejo que quando é verificado esta situação devese buscar este órgão fazer uma discussão ampliada verificando a carencia de proficionais no município e nas comarcas a fim de resolver a problematica no todo e não somente punir um conselheiro Tutelar e não resolver a questão.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alteração )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alteração )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alteração )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alteração )

Conectando a %s




Responsabilidade do Blog

O Canal Conselho Tutelar não se responsabiliza, nem de forma individual, nem de forma solidária, pelas opiniões, idéias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es).
Este Blog é independente, sem vínculo oficial com instituição alguma. Todos estão convidados a contribuir com informações de interesse coletivo.

SIGA O BLOG VIA FACEBOOK

Arquivos

Parceiro do Blog

Canal Conselho Tutelar

HG Couto Consultoria

Denuncie Aqui

Digite seu endereço de email para acompanhar esse blog e receber notificações de novos posts por email.

Junte-se a 90 outros seguidores

setembro 2013
S T Q Q S S D
« ago   out »
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
30